VANILLA PLANIFOLIA Baunilha de madagascar
Esta baunilha possui aroma caracteristicamente doce, envolvente com toque de caramelo e aroma floral É conhecida popularmente como baunilha de Madagascar ou baunilha do México. Esta espécie de vanilla é a detentora do conhecido aroma de baunilha, amplamente conhecido por todos.
VANILLA POMPONA Baunilha do cerrado
A Vanilla pompona é uma espécie nativa brasileira, porém não é exclusiva do Brasil, tendo registro em outros países da América Latina. Em território nacional, foi registrada nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Esta baunilha é uma iguaria brasileira, sendo conhecida como baunilha banana ou baunilha do cerrado. Ela traz uma doçura sutil combinada com um toque herbáceo, fresco e aroma amadeirado. Pesquisas indicam que seu aroma é ainda mais bem aceito do que o aroma da baunilha de madagascar.
NOSSOS
PRODUTOS
Fava de Vanilla planifolia
Baunilha de Madagascar
Conhecidas também como “vagens de baunilha” pois possui este visual antes do processo de cura. A fava de baunilha é colhida verde e só apresenta aroma e sabor após um longo processo de cura.
Possui um intenso aroma e suas sementes (conhecidas como caviar de baunilha) são amplamente usadas na confeitaria por conta de seu aroma e do efeito visual dos pontinhos pretos.
Favas de qualidade são bastante flexíveis e maleáveis, não quebradiças e não podem apresentar rachaduras. Em alguns casos, um bom processo de cura leva à geração de “cristais de vanilina” que são pontinhos pequenos e brancos na parte externa da fava. Se a fava se quebrar facilmente ao ser dobrada, isso indica que está seca e pode ter perdido parte do seu sabor e aroma. O cheiro não deve ser rançoso ou “avinagrado”. Estes cheiros indicam que a fava não obteve o resultado ideal em seu processo de cura.
O aroma da baunilha possui centenas de compostos químicos naturais e a vanilina é o marcador aromático que mais representa o famoso e tão conhecido aroma de baunilha. Na fava de Vanilla planifolia pode-se ter um teor de 1 até 3,5% de vanilina.
Manter em pote hermético com tampa e no escuro. Pode também ser refrigerada ou congelada em saco vácuo para preservar as características sensoriais.
Extrato de Vanilla planifolia
Baunilha de Madagascar
O extrato é um nome técnico dado a um produto natural obtido a partir da extração do insumo de origem.
O extrato de baunilha verdadeiro é o ingrediente secreto por excelência. Nossa receita une tradição e biotecnologia de ponta para obter o melhor extrato, mantendo as propriedades naturais da baunilha e seu rico buquê aromático com 300+ notas de sabor.
O aroma da baunilha possui centenas de compostos químicos e a vanilina é o marcador aromático que mais representa o famoso e tão conhecido aroma de baunilha. No extrato de Vanilla planifolia o teor de vanilina pode variar em torno de 2% (+/- 0,5%).
Após aberto pode ser mantido em temperatura ambiente ou em geladeira e em local com pouca luz.
Pó de Vanilla planifolia
Baunilha de Madagascar
O pó de baunilha é feito a partir das favas secas e moídas, sendo uma alternativa para diferentes necessidades de aplicações.
Pode ser aplicado para aromatizar açúcar e também combinado com demais especiarias em pó ou em diversas aplicações de produtos de confeitaria.
Manter em temperatura ambiente, em pote fechado e em local seco e escuro.
Calda concentrada de Vanilla planifolia - Baunilha de Madagascar
O nosso produto queridinho!
A calda concentrada de baunilha é um xarope espesso com aroma rico e intenso feito com extrato concentrado e com sementes, conhecidas também como caviar de baunilha. Além do seu rico buquê aromático com 300+ notas de sabor, a aplicação desta calda apresenta um resultado similar ao uso da fava de baunilha in natura, porém com muito mais praticidade e com melhor custo x benefício.
A chef confeiteira e professora de Confeitaria, Paola Biselli, destaca que a calda concentrada possui uma consistência lisa e sem granulados da casca e é uma excelente alternativa para performance sensorial e visual de suas receitas. Feita exclusivamente com extrato e sementes, sem adição de casca de baunilha, esse produto entrega uma excelente potência de sabor, sem amargor residual da casca e com um lindo visual levemente amarronzado do extrato e dos pontinhos pretos da abundância de sementes.
Após aberto pode ser mantido em temperatura ambiente ou em geladeira e em local com pouca luz.
Absoluto de Vanilla planifolia
Baunilha de Madagascar
O absoluto é um tipo de extrato aromático muito utilizado em perfumaria e cosmética, conhecido por seu aroma rico, doce e reconfortante. Para produzi-lo, a baunilha é primeiramente curada, depois extraída com solvente orgânico para obter o concreto, que é uma resina concentrada em componentes aromáticos. Para se obter o absoluto, esta resina é diluída no veículo de interesse na proporção adequada. O produto obtido ainda é concentrado, e deve ser diluído antes de ser aplicado diretamente na pele ou misturado em formulações. Ele é normalmente diluído em óleos carreados, álcool ou outros ingredientes cosméticos.
Aplicação deste produto estritamente em uso externo (não deve ser consumido)
3,2% (+/-0,5%)
Pasta de Vanilla planifolia
Baunilha de Madagascar
A pasta de baunilha possui aroma rico e intenso feito com extrato concentrado, favas moídas e sementes de baunilha e oferece um rico buquê aromático com 300+ notas de sabor.
Ótima opção e mais popularmente conhecida no Brasil, a pasta de baunilha pode ser aplicada da mesma forma que a calda concentrada. Para a chef confeiteira e professora de Confeitaria Paola Biselli, a pasta oferece um visual menos sofisticado e granulado por também possuir a casca da baunilha moída em sua formulação e não apenas as sementes. O sabor intenso e levemente amargo característico da casca da baunilha tem uma boa aceitação entre os consumidores brasileiros.
Após aberto pode ser mantido em temperatura ambiente ou em geladeira e em local com pouca luz.
Fava de Vanilla pompona
Baunilha do Cerrado
É uma iguaria, possui alto valor de mercado e é desejada por muitos chefes de cozinha. Esta fava possui aroma e visual diferentes comparado a Vanilla planifolia, que é mais conhecida popularmente. Suas vagens, ou favas, são maiores, mais grossas e mais “carnudas” do que as favas de outras espécies. A Vanilla pompona possui um aroma único, é menos adocicado, frutado e mais especiado (aroma de especiaria) do que da Vanilla planifolia. O sabor da baunilha pompona é caracterizado por notas frutadas e florais, que se diferenciam pela complexidade e intensidade.
Favas de qualidade são flexíveis e maleáveis, não quebradiças e não podem apresentar rachaduras e no caso da vanilla pompona não ocorre o efeito dos “cristais” e a vanillina não é o principal agente aromático. Se a fava se quebrar facilmente ao ser dobrada, isso indica que está seca e pode ter perdido parte do seu sabor e aroma. O cheiro não deve apresentar odor ou “avinagrado”. Este cheiro indica que a fava não obteve o resultado ideal em seu processo de cura.
As vagens de Vanilla pompona costumam ter um teor menor de vanilina em comparação com as vagens de Vanilla planifolia. Por outro lado, seu complexo aroma possui influência de substâncias anísicas. A principal delas é o álcool anísico. Por isso, essa espécie possui outras características sensoriais, lembrando que a fava possui centenas de compostos químicos e a vanilina e o álcool anísico são “apenas” dois desses compostos. Na fava de Vanilla pompona a junção de álcool anísico e vanilina representa até de 1 a 2,5% da fava.
Manter em pote hermético com tampa e no escuro. Pode também ser refrigerada ou congelada em saco a vácuo.
Extrato de Vanilla pompona
Baunilha do Cerrado
O extrato puro de baunilha é considerado o ingrediente secreto ideal. Nossa fórmula une a tradição com a mais avançada biotecnologia para criar um extrato de excelência, preservando as qualidades naturais da baunilha e seu vasto buquê aromático, que conta com mais de 300 notas de sabor. Essa variedade de baunilha é uma preciosidade brasileira, conhecida como baunilha banana ou baunilha do Cerrado.
Chef confeiteira e professora de Confeitaria, Paola Biselli destaca que a baunilha do Cerrado possui uma doçura suave, combinada com notas herbáceas, frutadas e um leve toque amadeirado. Pesquisas apontam que seu aroma é ainda mais apreciado do que o da baunilha de Madagascar! A baunilha do Cerrado é de difícil cultivo e muito raro: encontrada e comercializada em sua forma selvagem principalmente entre março a maio (nos outros meses é encontrado apenas em conserva);
As vagens da Vanilla pompona apresentam uma concentração menor de vanilina quando comparadas à Vanilla planifolia. Contudo, seu aroma complexo se destaca pela presença de substâncias anísicas, em especial o álcool anísico. Essa combinação confere a essa espécie características sensoriais distintas. Vale lembrar que a fava contém centenas de compostos químicos, dos quais a vanilina e o álcool anísico são apenas alguns. No extrato de Vanilla pompona, a soma de álcool anísico e vanilina pode alcançar até 2,5% (+/- 0,5%) do total.
Após aberto pode ser mantido em temperatura ambiente ou em geladeira e em local com pouca luz.
Pó de Vanilla pompona
Baunilha do Cerrado
O pó de baunilha é feito a partir das favas secas e moídas, sendo uma alternativa para diferentes necessidades de aplicações.
Pode ser aplicado para aromatizar açúcar e também combinado com demais especiarias em pó ou em diversas aplicações de produtos de confeitaria.
Manter em temperatura ambiente, em pote fechado e em local seco e escuro.
Absoluto de Vanilla pompona
Baunilha do Cerrado
Assim como o absoluto de Vanilla planifolia, este absoluto é extraído das vagens da planta, utilizando solventes para capturar seu aroma complexo e concentrado.
O absoluto de Vanilla pompona possui um perfil aromático ligeiramente diferente do absoluto de Vanilla planifolia. Seu aroma é mais exótico, frutado, com notas florais e nuances de rum, que o tornam único. Isso faz com que ele seja especialmente apreciado na perfumaria de nicho, onde é usado para criar fragrâncias intensas, doces e tropicais.
Assim como outros absolutos de baunilha, ele é muito utilizado em perfumaria, cosméticos e ocasionalmente em aromaterapia. Ele deve ser diluído antes de qualquer aplicação direta na pele ou uso em formulações, dada sua alta concentração.
Aplicação deste produto estritamente em uso externo (não deve ser consumido).
1,4% (+/- 0,5%)
Desenvolvemos produtos a partir de duas espécies de baunilha: Vanilla planifolia e Vanilla pompona. Conheça as características de cada baunilha e de cada um dos produtos!